
- Análise Situacional:
Estuda eventos passados, examina as condições atuais e tenta prever tendências futuras.
Com base na análise situacional, o processo de planejamento deve gerar objetivos alternativos que possam ser buscados no futuro e os planos alternativos que podem ser utilizados para atingir esses objetivos.
- Avaliação dos objetivos e planos:
Avaliação das vantagens, desvantagens e efeitos potenciais de cada objetivo e de cada plano alternativo, priorizando os objetivos ou mesmo eliminando alguns após considerações adicionais.
- Seleção de planos e metas:
O processo de avaliação deve identificar as prioridades e ganhos e perdas relativos entre objetivos e planos.
- Implementação:
Uma implementação bem sucedida requer que o plano esteja ligado a outros sistemas na organização, particularmente aos sistemas orçamentários e de recompensas.
- Monitoração e controle:
Monitorar e controlar é essencial. Como o planejamento se constitui num processo contínuo e repetitivo, os administradores devem monitorar continuamente o desempenho efetivo de suas unidades de trabalho de acordo com os objetivos e planos de cada unidade. Devem também desenvolver sistemas de controle que permitam a adoção de ações corretivas para ocasiões em que os planos forem inadequadamente implementados ou quando a situação se modificar.
Bacana a iniciativa, dou meu apoio e minha confiança no sucesso destas profissionais, copetência e dedicação são os melhores adjetivos para descrevê-las.
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